ca-entre-nos

Dicas para ajudar seu filho a se adaptar à nova escola

Nova escola, novos amigos, nova rotina.
Como você pode ajudar seu filho a se adaptar com tantas novidades?

Muito provavelmente você já passou por isso também, e conhece bem os medos e anseios dos primeiros dias de aula em uma nova escola. Às vezes, só o fato de mudar de turma (até mesmo na própria escola) já gerava aquela insegurança, lembra? Com a sua ajuda, seu filho poderá de adaptar ao novo ambiente com mais facilidade.

Para algumas crianças essas mudanças ultrapassam o “frio na barriga” e podem ser realmente muito estressantes, chegando a afetar o desempenho acadêmico, social e até o estado mental delas. Acostumar-se em uma nova escola leva tempo, por isso, os pais têm papel fundamental nesse momento, tanto para detectar os sinais de estresse e dificuldades a serem enfrentadas, quanto para ajudar a criança a superar este desafio.

Listamos aqui algumas coisas que você pode fazer para que a transição seja feita de forma bem tranquila e minimize as dificuldades emocionais da criança.

Mantenha-se positivo

Bem, você sabe que não será fácil a mudança e, inevitavelmente, acabará sofrendo junto por ver seu filho passar por isso. Mas é importante se manter positivo. Quanto mais entusiasmo a criança encontrar em você, mais fácil ela assimilará a mudança como algo benéfico. Certamente, você escolheu essa escola por um bom motivo, e essa pode ser a parte fundamental nesse processo. 

Isto não quer dizer que você deva ignorar a parte difícil, mas sim, conversar a respeito com seu filho e mostrar que há sempre um lado bom em tudo. Os amigos que ficaram na escola antiga podem ser visitados ao longo do ano e agora ele terá a oportunidade de ter mais amigos. Quem sabe os antigos coleguinhas e os novos não possam se conhecer e todos formarem um grande grupo de amigos? 

Envolva a criança

A parte mais difícil de entrar em uma escola nova é sentir-se sozinho por não conhecer ninguém. Por isso, veja com a escola a possibilidade de fazer uma integração entre os alunos antes das aulas começarem. A Little People School, por exemplo, forma um grupo de WhatsApp por classe com todos os pais. Assim, podem se apresentar, conversar, marcar um encontro com as crianças. Será mais fácil criar vínculos com uma criança desconhecida, em um lugar diferente e com mais opções de brincadeiras. No início das aulas, a criança ficará mais tranquila ao encontrar alguns rostos já conhecidos na sala de aula.

Apresente a escola

Para que a criança sinta-se preparada, é preciso que ela saiba literalmente onde está pisando. Por isso, é válido levá-la para visitar a escola antes das aulas começarem. Apresente todos os ambientes: a sala em que ela irá estudar, o pátio, a diretoria, os banheiros. Sabendo todos os caminhos que irá percorrer diariamente, ela ficará mais tranquila e será uma descoberta a menos para encarar. 

Prepare tudo com antecedência

Sentir que tem o controle é fundamental para a adaptação da criança na nova escola. Não deixe nada para o último dia (e, tampouco, para a manhã do primeiro dia de aula). Organize uniforme, material, lanche e o que mais for necessário com antecedência. Deixe que a criança participe dessa organização. Se possível, deixe que ela escolha sua mochila, lancheira, o lanchinho do primeiro dia…Sabendo tudo o que precisa, o que irá utilizar e o que ela tem, trará mais confiança para a criança. 

Garanta uma boa noite de sono

Nem adultos, nem crianças. Ninguém é capaz de ter um bom dia quando se está com sono. E a ideia de uma nova escola e todas as surpresas que estão por vir podem causar muita ansiedade e, consequentemente, dificultar o sono da criança. Por isso, é recomendada uma rotina de sono semanas antes de iniciarem as aulas. Assim, a criança não precisará se adaptar a um novo ritmo juntamente com a adaptação da nova escola. Uma boa noite de sono é fundamental para a saúde e o equilíbrio mental. 

Converse

A melhor maneira de saber como seu filho está se sentindo em relação a mudança de escola é conversando. Mas conduza esse diálogo de forma leve, sem grandes questionamentos. Ao invés de iniciar a conversa com perguntas como: “Você está preparado para o primeiro dia de aula na escola nova?”, que tal perguntar: “O que você acha que vai ser mais legal na escola nova?”. A maneira como você fala a respeito dessa mudança moldará a maneira como seu filho a vê.

Seja paciente

Embora algumas crianças se adaptem e façam amigos com mais facilidade, é completamente esperável que a maioria delas demorem mais para se ajustar às mudanças. Faz parte do processo (lembre-se que em algum momento você também já passou por isso e está tudo bem) e é sempre um grande aprendizado. No entanto, se perceber que a criança continua angustiada após as seis primeiras semanas de aula, que são as mais difíceis, vale conversar com a escola para juntos encontrarem o melhor caminho para seu filho ficar confortável e, enfim, amar de vez a nova escola. 

 

 

 

Por fim, lembre-se que existem diversas maneiras de ajudar seu filho a se adaptar à nova escola, mas você não pode fazer isso por ela.

Voltar para o blog Fazer um comentário